Tricô, crochê e bordado: entenda a diferença

Tricô, crochê e bordado: entenda a diferença

Confira quais são as distinções e aplicações de cada uma destas técnicas artesanais.

O crochê, bordado e o tricô são as principais técnicas manuais de trabalhos artesanais para a produção de peças de tecidos, que podem ser consideradas verdadeiras terapias. Isso porque o movimento dos pontos exige um elevado grau de concentração e exercita a criatividade, além de promover satisfação, principalmente após o resultado final.

No entanto, é importante salientar que se tratam de técnicas artesanais distintas com resultados e propostas diferentes. Caso você ainda não conheça o crochê, bordado e o tricô, eles podem ser definidos da seguinte forma:

O que é crochê?

O crochê, palavra com origem no francês crochet, é um processo de confecção, manual ou automatizada, de tecidos, utilizando fios contínuos, que podem ser de materiais como lã natural, lã sintética, fio de algodão, seda, dentre outros, utilizando uma agulha de crochê.

Neste processo, utiliza-se apenas um instrumento auxiliar, a agulha de crochê, que consiste em um cabo com uma ponta em forma de gancho, que permite a realização da técnica de puxar os pontos.

Quanto às técnicas, também existem algumas possibilidades, como o crochê filet, crochê de grampo, crochê irlandês, crochê peruano, crochê tunisiano, dentre outros.

Existem diversas opções de peças que podem ser confeccionadas com crochê, como toalhas diversas, renda de acabamento, brinquedos e, principalmente roupas, como luvas, blusas, cachecóis, dentre muitos outros.

O que é bordado?

Já o bordado é uma técnica de ornamentação, criado, de maneira manual ou automatizada, com figuras que tem o propósito de arrumar e enfeitar alguma peça de tecido, utilizando diversos tipos de ferramentas e fios, que podem ser de algodão, de seda, de lã natural, lã sintética, linho, e até mesmo de metal.

Também existem diversas técnicas distintas de bordados, variando principalmente em relação aos pontos utilizados, que podem ser retos, cruzados, entrelaçados, de nós, dentre muitos outros.

Ou seja, o bordado pode ir desde um simples adorno de uma confecção, na hora de gravar a sua marca em uma peça, até algo mais artesanal, como um pano ornamentado com figuras em uma técnica manual de ponto cruz.

O que é tricô?

Assim como o crochê, o tricô é uma técnica de entrelaçar fios, de maneira manual ou através de máquinas, que podem ser de lã natural ou outra fibra têxtil, para confeccionar uma malha reconhecida por características como textura e elasticidade.

Para quem não possui grande conhecimento na área, uma distinção nítida do tricô para o crochê, quando realizada de maneira manual, está relacionada às agulhas. Enquanto no crochê usa-se apenas uma agulha com uma ponta em forma de gancho, no tricô são utilizadas duas agulhas retas e compridas que possuem a ponta afilada.

Existem diversas técnicas e pontos de tricô diferentes, sendo que cada um permite um entrelaçado distinto, que são utilizados para confeccionar uma grande abrangência de peças, como blusas, mantas, cachecol, toalhas, gorros, dentre muitas outras.

Independentemente da técnica artesanal utilizada, seja crochê, bordado ou tricô, é possível criar itens incríveis. Pois, o que define a qualidade e beleza da peça não é a técnica em si, mas a criatividade e habilidade do artesão e, principalmente, a qualidade do material, como os fios de lã artesanais e todos os produtos da Fios da Fazenda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *