5 dúvidas comuns sobre produção de lã natural

A lã é a fibraque cobre o corpo dos carneiros e ovelhas. Éutilizada pelos humanos para a produção de tecido há milhares deanos. Apesar de ser uma matéria-prima muito antiga, há ainda muitas dúvidas sobre a sua produção. Neste texto vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre a produção de lã.
De onde vem a lã?
A lã é proveniente da tosquia de ovelhas. Em certo período do ano, os ovinocultores – que são os criadores de ovelhas e carneiros – precisam retirar parte da lã do animal para que ele fique mais leve. Dependendo da raça destes animais a fibra pode ser utilizada para a produção de fios.
As ovelhas são tosquiadas uma vez por ano e depois esta fibra é lavada e beneficiada para se transformar em fios. No Brasil, a tosquia é feita entre os meses de outubro e janeiro.
O Brasil produz lã?
Sim. A maior parte do rebanho de ovino no Brasil está no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, terra da Fios da Fazenda. Grande parte da produção de lã brasileira é exportada para o mercado internacional, principalmente para o Uruguai. Números de 2019, mostram que as fazendas gaúchas criadoras de ovinos produziam cerca de 9 mil toneladas de lã por ano.
As raças produtoras de lã mais criadassão merino australiano, ideal(ou polwarth), corriedale e romney marsh. Cada animal adulto é capaz de produzir cerca de 3,5 quilos de lã por ano. E cada ovelha pode produzir lã por até 12 anos.
O que é merino?
Talvez muitos consumidores de lã não saibam, mas a merino é uma raça de ovelhas oriunda de Portugal. Com diversos cruzamentos ao longo dos anos e o consequente melhoramento genético, se tornou a raça que produz a melhor lã natural. Atualmente, a Austrália é o maior produtor de ovinos da raça merino.
A lã merino é uma fibra extremamente fina e suave e por isso é tão valorizada no mercado têxtil. Além do seu uso para a produção de fios para trabalhos manuais, é muito utilizada pela indústria para confecção de peças que ficam coladas na pele, pois ajudam na regulação térmica do corpo.
Os animais são maltratados?
De maneira nenhuma. Para que um ovino possa produzir fibras de qualidade, eles precisam ser bem tratados. Quanto melhor a qualidade de vida do animal, melhor é a fibra de lã que ele vai produzir. Por isso, os produtores se preocupam muito com o cuidado destes animais.
Existe lã oriunda de outro material?
Um erro muito comum que escutamos por aí é chamar qualquer fibra para tecer peças de inverno de lã. Ao observar as embalagens e a composição destes fios é possível notar que eles são feitos de outras matérias primas, como petróleo. Então deve-se apenas chamar de lã os fios feitos a partir das fibras que são extraídas das ovelhas por meio da tosquia. Outras fibras não devem ser chamadas de lã.