Saiba tudo sobre tapeçaria com lã

Confira um pouco mais sobre a tapeçaria com lã praticada no Brasil e no mundo.
Uma cultura nacional herdada das origens portuguesas, a tapeçaria é uma das tradições culturais passadas entre gerações, que consiste na técnica de criar tecidos através do entrelaçamento de fios de lã, garantido uma peça que pode ser utilizada como exposição ou usualmente para adornar e proteger ambientes.
Qual é a origem da tapeçaria
É impossível afirmar com exatidão qual é a origem da tapeçaria, já que a técnica surgiu, quase que simultaneamente, em diversos locais. No entanto, os seus registos mais antigos e evidentes são provenientes do Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma, Pérsia, Índia e China.
A tapeçaria com lã, modelo mais comum no Brasil, é proveniente da nossa cultura de raízes portuguesas, onde o material, por ser um excelente isolante térmico, era utilizado para adornar e dar mais aconchego em grandes construções de pedras, como os castelos.
No Brasil, a técnica passou a ser empregada nas regiões de clima ameno ou com uma variação térmica muito grande, como no sudeste e sul, principalmente no estado de Minas Gerais, onde em algumas cidades a tapeçaria artesanal é considerada um Patrimônio Imaterial.
Principais tipos de tapeçaria praticada no Brasil
Como já mencionada, a tapeçaria com lã, como é praticada no Brasil, é de origem portuguesa, por isso, as técnicas mais utilizadas por aqui, são oriundas dos países europeus. Entre as que mais comuns se destacam as seguintes:
Tapete de Arraiolos – Técnica tradicional da vila de Arraiolos, em Portugal, os tapetes de Arraiolos são bordados com lã sobre tela de juta ou algodão. A sua referência mais antiga datada documentalmente é proveniente do final do século XV, com uma gigantesca expansão e evolução desde então;
Tapetes Gobelin – Oriundos da França, os tapetes Gobelin são modelos de tapeçaria extremamente bordados e trabalhados com a impressão de imagens realistas, como paisagens e retratos. Normalmente, esse modelo não é utilizado no chão, mas sim para enfeitar ambientes, pendurados nas paredes, formando belos murais.
Grandes artesões de tapeçaria pelo mundo
Como a tapeçaria encanta e atrai muitas pessoas, existem artesãos extremamente habilidosos, e mundialmente conceituados que são reconhecidos pelos seus belos tapetes, que possuem apreço e valores de grandes obras de artes. Entre os profissionais que mais se destacam estão os seguintes:
Tammy Kanat – A artesã australiana iniciou na tapeçaria após uma busca, sem sucesso, de algo que fosse capaz de adornar a sua sala após uma reforma. Desde a produção da sua primeira peça, para uso próprio, Kanat passou a ser cada vez mais admirada por apoiar o seu trabalho em métodos tradicionais de tapeçaria, adicionando referências contemporâneas;
Luiza Caldari – A brasileira é formada em desenho de moda pela faculdade Santa Marcelina, sendo estilista de Carlos Miele e Cris Barros, mas atualmente se dedica a tapeçaria como parte da equipe criativa da Colcci. Luiza desenvolve as suas técnicas em teares manuais, produzindo tapetes reconhecidos pelos seus contrastes, volume e texturas intrigantes;
Vanessa Barragão – Outra artesã proveniente do mundo da moda, a portuguesa se apaixonou pela tapeçaria e decidiu abrir a sua própria fábrica de tapetes artesanais, alcançando fama mundial. As peças de Vanessa são reconhecidas pela sua inspiração na biologia marinha, mas com muita improvisação, garantindo sempre peças únicas e sem ideia alguma de qual será o resultado antes de finalizar o último fio.
Vale salientar que os melhores artesãos utilizam produtos de excelência, como fios de lã 100% naturais, que valorizam o trabalho e garantem a qualidade do resultado, para tornar cada peça em um objeto único. Visite o site da Fios da Fazenda e apaixone-se!