Quais são as melhores agulhas para tricô

Quais são as melhores agulhas para tricô

Como escolher a melhor agulha de tricô para você

Atualmente, o mercado de ferramentas e acessórios para artes manuais disponibiliza uma grande quantidade de agulhas para tricô. São muitos os modelos, formatos e materiais disponíveis. Mas com tantas opções, como escolher a melhor agulha para tricô para tricotar as peças que deseja?

Antes de sair comprando a primeira agulha que está no armarinho é importante conhecer o que o mercado oferece.

Opções no mercado

Quem entra em um armarinho hoje, principalmente os mais especializados em tricô, encontra agulhas para tricô dos mais variados formatos: agulhas circulares, agulhas retas, agulhas de duas pontas, entre outros formatos menos comuns.

Por muito tempo, a opção mais comum disponível nas lojas do Brasil era a agulha reta. Com estas agulhas, é possível fazer diversos tipos de trabalho em tricô, mas a grande maioria dos tricôs tecidos a partir delas precisavam ser costurados.

Mais recentemente, as tricoteiras brasileiras descobriram uma opção que facilitou muito a vida de quem não gosta de costurar o tricô: a agulha circular. Esta opção não é nova, mas modelos com mais qualidade acabaram por conquistar o mercado brasileiro.

Ainda é possível encontrar jogos de agulhas de duas pontas. Estas são agulhas usadas para fazer projetos circulares pequenos como meias e luvas. Elas também são muito práticas para fazer pequenos acabamentos, ou até tecer mangas inteiras de blusas sem precisar de costura, ou de outras técnicas de tricô

Materiais das agulhas de tricô

Além do formato das agulhas para tricô, há outra importante característica que deve ser levada em consideração no momento de escolher e comprar uma agulha: o material com o qual ela é feita.

Para algumas tricoteiras, o material com que a agulha é produzida pode nem fazer diferença, mas para a maioria é importante saber se ela é de madeira, bambu, metal, plástico, acrílico ou até vidro e carbono.

Dependendo do jeito que a tricoteira tece e até se ela gosta de ouvir o barulho ou não das agulhas se tocando, o material da agulha vai fazer toda a diferença. Por exemplo, nas agulhas de tricô de metal a tendência é que o fio deslize com mais facilidade. Já nas agulhas de bambu eles não deslizarão tão facilmente.

Como escolher a melhor agulha

Ao se deparar com a grande quantidade de variedades disponíveis a tricoteira deve pensar: “Qual agulha escolher?”

Além do material, cada tricoteira deve observar alguns pontos importantes para levar sua agulha para casa

-Se a ponta das agulhas é boa – pontas bem-feitas facilitam o trabalho de tecer;

-Se o acabamento é bom – farpas soltando podem arruinar o projeto de qualquer tricoteira;

-Qualidade do cabo e se tem “degrau” entre o cabo e as agulhas nas agulhas circulares

Teste a melhor agulha

A melhor maneira de escolher a agulha perfeita é, dentro das possibilidades, testar entre as opções disponíveis no mercado. Você pode escolher os fios de lã natural da Fios da Fazenda para tecer com as mais diferenciadas agulhas disponíveis no mercado e então escolher a melhor agulha de tricô para você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *