Saiba tudo sobre a produção da lã natural

Saiba tudo sobre a produção da lã natural

Conheça um pouco mais sobre a ovinocultura para a produção de lã natural

A lã natural está presente em nossas vidas desde os tempos ancestrais até os dias de hoje, migrando das vestimentas dos homens primitivos para os confortáveis suéters e outras peças de beleza e conforto semelhantes.

Mesmo com tamanha tradição, muitas pessoas desconhecem os processos envolvidos na ovinocultura para a produção de lã natural. Caso esse seja o seu caso, confira um pouco mais sobre essa cultura:

Criação de Ovinos

Conhecida como ovinocultura, a criação de ovinos (ovelhas, cordeiros, carneiros…) envolve uma série de fatores que vão desde a nutrição e saúde desses animais,com cuidados no pasto e controle de parasitas, até o manejo e o bem-estar desses animais.

No Brasil, as raças mais criadas para a produção de lã são Merino, Ideal e Corriedale.  

Tosquia da Lã

O processo de retirada da lã dos animais, conhecido como tosquia ou esquila, se faz utilizando equipamentos específicos para este fim e que não causam nenhum tipo de dor aos animais.

A tosquia é feita quando o frio começa a diminuir e as temperaturas ficam mais amenas.  É feita uma vez ao ano, aproveitando assim, o máximo de crescimento da fibra. Este processo não causa prejuízo algum aos animais, já que nas temperaturas mais altas do verão, este pesado casaco de lã já não se faz necessário.

É importante salientar que em todas as etapas do processo de criação,os animais devem ser mantidos da maneira mais saudável possível, para garantir lã de grande qualidade.

Classificação, lavagem e secagem

Depois da tosquia, a lã deve ser classificada, separando as partes mais nobres, que serão usadas para fiação e outras partes que podem ser usadas para outros produtos artesanais,como por exemplo, enchimento.

Inicia-se então, o processo de lavagem e secagem da fibra. Neste momento, além de serem retiradas todas as impurezas, também é extraída a lanolina, uma gordura presente na lã, muito apreciada principalmente na indústria da beleza. 

Cardagem

Em seguida, vem o processo conhecido como cardagem ou cardação , onde equipamentos penteiam a lã, colocando todas as fibras na mesma direção e retirando algum resíduo sólido que ainda possa ter restado da lavagem. Depois de cardada, a lã está pronta para ser enviada à fiação.

Fiação

A fiação pode ser feita de duas formas. Em máquinas industriais,como é feita na maioria dos casos ou manualmente utilizando um equipamento conhecido como roca, que torce as mechas de lã as transformando em fios com o diâmetro desejado segundo a finalidade que será empregado.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o processamento da lã natural, confira os produtos disponíveis na Fios da Fazenda, uma referência quando se trata de fios artesanais de pura lã.

Na Fios da Fazenda é possível encontrar uma série de produtos com qualidade que atende os mais elevados níveis de exigência de lojas, ateliês, designers, decoradores e artesãos de todo o Brasil, fornecendo fios para tricô, crochê e bordado, matéria-prima para feltragem, fiação e enchimentos, lã para tricô gigante, dentre uma série de outras opções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *